Estudos recentes mostram que nos últimos anos o número de obesos dobrou entre a população brasileira jovem e adulta, principalmente entre as mulheres. Até o momento, o País ainda não entrou para a lista dos países supergordos, mas se o crescimento seguir a tendência dos últimos tempos, a expectativa é de que em 2030, 33% da população brasileira será considerada obesa.
A obesidade é considerada em casos em que o índice de massa corporal (IMC) é maior do que 25 e menor que 30. Para calcular o IMC, é necessário dividir o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metro).
Alguns indicadores podem apontar o caminho para a obesidade, como aumento da pressão arterial, diabetes, artrites, dislipidemias, distúrbios cardiovasculares, respiratórios e gastrointestinais.
Considerado um vilão para diversos fatores de nossa saúde, o aumento do peso pode e deve ser freado com a prática de ingerir alimentos saudáveis. É importante, desde jovem, consumir, diariamente, porções do grupo de cereais, tubérculos, legumes, verduras e frutas e evitar comidas gordurosas, açúcar e sal em excesso.
Outra grande aliada na luta contra a obesidade é a prática de atividades físicas. No caso de pessoas que já se encontram acima do peso, a busca por um profissional de saúde para exames de rotina e acompanhamento nutricional é um grande passo para combater a obesidade. Procure já um médico e aprenda a reeducar os seus hábitos!