Lúpus eritematoso sistêmico é o nome completo desse distúrbio crônico, que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso. Esse excesso de anticorpos começa a atacar o próprio organismo, provocando lesões e inflamações nas áreas acometidas e as mais atingidas costumam ser rins, pele, pulmões e articulações.
É um distúrbio mais comum em mulheres jovens, pode demorar anos até o surgimento de sintomas e o curso da doença é imprevisível, podendo ocorrer de forma mais branda em alguns casos e em outros ser incapacitante ou fatal.
Por isso é tão importante conhecer os sintomas dessa doença:
- Dores nas articulações
- Febre
- Queda de cabelo
- Manchas avermelhadas, especialmente em rosto, pescoço, peito e cotovelos
- Feridas na boca
- Inchaço e vermelhidão ao redor das unhas
- Dor de cabeça
- Dor ao respirar
- Em casos graves, convulsões
Alguns fatores podem ser um risco para o desenvolvimento do Lúpus, como a alta exposição aos raios ultravioletas, uso de contraceptivos orais e histórico familiar, e além de evitar esses fatores, não existem formas de prevenção ao Lúpus, porém quanto mais cedo diagnosticado, mais fácil frear o avanço e diminuir os sintomas.
O diagnóstico é dificultado pelas diferentes manifestações da doença, e é necessária uma investigação médica bem detalhada para identificação de um paciente com lúpus. Assim que diagnosticado, o tratamento, que se dá por meio de anti-inflamatórios e corticoides e deve ser prescrito e acompanhado por um médico.
Portanto, fique sempre atento ao seu corpo e aos sinais que ele entrega, na dúvida procure um médico, cuide bem da sua alimentação e tenha hábitos saudáveis.