O plano de saúde tende a ser um dos benefícios mais valorizados pelos trabalhadores, tanto por mulheres quanto por homens. Os dados mostram que a assistência médica é o benefício desejado por 74,6% dos profissionais, sendo o mais desejado de todos.
Pensando nisso, a escolha de um plano de saúde para sua empresa e funcionários é uma forma de garantir segurança e tranquilidade ao colaborador e sua família, contribuindo para sua motivação, produtividade e desempenho
A ideia é que, sabendo que terá assistência em caso de necessidade, o trabalhador sente menos o estresse de um caso de doença e responde melhor à situação.
Além do mais, a competição na busca pelos melhores talentos não foca apenas nos desempregados. Se sua empresa não oferece o benefício, uma concorrente que ofereça pode acabar conquistando um talento seu. Uma maior retenção de funcionários equivale a menos custos.
Cargas tributárias
Além de todos os benefícios de segurança e tranquilidade para o trabalhador, a empresa também tem algumas vantagens nessa contratação de planos de saúde, e um deles é a redução de impostos, já que o governo oferece incentivos fiscais que podem diminuir o custo disso para as empresas.
Ainda sobre impostos, os funcionários mais uma vez saem ganhando, já que podem deduzir o valor do plano de suas declarações de imposto de renda.
Planos odontológicos
Sabemos que tratamentos odontológicos costumam ter um valor elevado, e por isso a questão: Incluir ou não esse benefício na minha empresa?
Normalmente incluir um plano de saúde junto com um plano odontológico é ainda mais atraente, tanto para a empresa, que pode conseguir uma negociação melhor para a contratação, quanto para o funcionário, que além de cuidar da saúde bucal, ainda tem esse acréscimo indireto em seu salário.
Regulamentação
No Brasil, o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar os planos de saúde é a Agência Nacional de Saúde (ANS). Ela é incumbida de determinar as coberturas mínimas que todos os planos devem oferecer e outras questões mais técnicas.
Uma operadora de plano de saúde deve estar registrada na ANS para que tenha permissão de oferecer tal serviço.
De forma simples, o plano de saúde cede um convênio médico a funcionários e seus dependentes diretos (filhos), mas não para por aí.
Alguns planos empresariais também cobrem funcionários com menor status na hierarquia da empresa, como menores aprendizes, funcionários temporários e estagiários.
Tudo isso vai depender da negociação que a empresa fez com a operadora.
De nada adianta contar com as melhores coberturas se a rede credenciada pelo plano de saúde não é satisfatória, não é mesmo?
Por meio desse item também é possível identificar se o valor cobrado pelo plano de saúde empresarial é realmente justo. Você pode solicitar uma lista com todos os hospitais, clínicas e laboratórios cobertos pelo plano que deseja contratar.
A cada R$1,00 investido em um colaborador, a empresa pode economizar até R$13,00 em gastos extras, por isso um plano de saúde significa cuidado, segurança e tranquilidade para o colaborador e para a empresa, e economias diretas e indiretas.