Associada à calma, leveza e paz interior, a meditação é uma prática que vai além de trazer a tranquilidade e o bem estar para a mente, mas interferindo também, de maneira positivo, em nosso corpo.
Aposta ideal para combater o estresse, a meditação também tem eficácia comprovada contra dores, segundo especialistas da área, que associam o estresse às consequências fisiológicas.
Outro benefício da prática de controlar a mente é a organização em relação a tarefas múltiplas, grande dificuldade no dia a dia profissional de muitas pessoas que têm dificuldade para organizar tempo ou atuar sob pressão.
A meditação pode, neste caso, controlar a performance, a memória, atenção e o estado emocional para se dedicar às atividades propostas. Um estudo mostrou, ainda, que os efeitos da meditação atingem também o sistema imunológico, isto é, a prática de meditar contribui com o aumento de anticorpos e efeitos positivos na função de imunidade, o que também reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão e à ansiedade e ajuda a melhorar a qualidade do sono e a cognição humana, elemento indispensável para a fluência verbal e humor, por exemplo.