Com o agito e a ansiedade do dia a dia, desencadeamos alguns fatores que acabam afetando nossa saúde mental. Por isso, é importante estar atento a algumas dicas que podem contribuir para evitar este desgaste emocional e permanecer sempre com a cabeça “em ordem”.
Evitar situações estressantes, por exemplo, é um importante passo para garantir o bom estado emocional. Uma valiosa dica para lidar com este obstáculo em meio aos dias atuais é estabelecer uma rotina, ou seja, combinar consigo mesmo os horários de refeições, tarefas e até mesmo o lazer, sempre colocando limites e revezando as atividades.
Praticar atividades físicas, meditação e fazer terapia também são opções fundamentais para colaborar com o fortalecimento de nossa mente, assim como momentos de descontração e afeto junto a amigos, familiares e pares românticos.
Setembro Amarelo
Neste mês de setembro, a campanha Setembro Amarelo vem para ajudar na prevenção ao suicídio. Criada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a data surge com a missão de contribuir na redução de casos, que diariamente passam da marca de 1 milhão no mundo e 12 mil no Brasil, principalmente entre jovens.
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.
Com a maioria das ocorrências relacionada a transtornos mentais, como depressão e bipolaridade, a campanha é oportunidade para reforçar que muitos dos casos podem ser evitados com a compreensão e o tratamento destes transtornos.