Nos últimos tempos, a pandemia da Covid trouxe à tona a importância da vacinação na vida das pessoas. Com um calendário definido pelas autoridades de Saúde, a imunização de uma série de outras doenças é essencial também para os adultos.
Doses de vacinas que tomamos quando crianças, como difteria, tétano e tríplice viral, por exemplo, precisam ser reforçadasna vida adulta. A vacinação contra a febre amarela é recomendada na rotina em pessoas entre 9 meses a 59 anos de idade. A vacina do HPV é oferecida na rede pública, para adolescentes meninos apartir de 11 anos e para meninas apartir de 9 anos.
Além disso, anualmente o Ministério da Saúde realiza a campanha para imunização contra gripe. Há também vacinas disponíveis somente na rede particular, consulte seu médico para verificar quais são necessárias de acordo com a sua faixa etária e seus problemas de saúde.
Adultos com doenças crônicas, como diabetes e doenças autoimunes, precisam redobrar a atenção e se vacinarem, pois vacina é sinônimo de organismo fortalecido e qualidade de vida. Não deixe de consultar o seu calendário de vacinação e falar com seu médico sobre sua imunização. Vacinas salvam vidas!
Gestantes O calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) indica quatro vacinas para gestantes: hepatite B, dupla adulto (d7), tríplice bacteriana (dTpa) e influenza (da gripe). Algumas grávidas precisam também se vacinar contra outro tipo de hepatite ou então receberem os imunizantes contra pneumonia, meningite e febre amarela, fatores que são prescritos e indicados pelo médico conforme o quadro de cada gestante.