Conhecidos também como “smartwatches”, nome derivado do inglês, os chamados relógios inteligentes são uma ajuda essencial para nossa saúde e qualidade de vida.
Instalados em nosso pulso, os dispositivos desempenham diferentes funções que permitem o monitoramento de uma série de fatores, como desempenho físico, batimentos cardíacos, eletrocardiograma, controle do sono e até oxímetro.
Alguns modelos do aparelho possuem tecnologias que conseguem acompanhar o nosso dia a dia, observando e avisando desde gestos simples, como lembrar-se de tomar água ou monitorar a pressão arterial, até mesmo alertar para uma arritmia cardíaca, por exemplo.
Outro recurso de relógios inteligentes bastante funcional para a saúde é o GPS, que proporciona ao usuário a possibilidade de pedir por ajuda em casos de emergência, graças à localização compartilhada.
Pessoas com mobilidade física reduzida podem contar também com o auxílio da função de detecção de quedas, presente em alguns relógios inteligentes. Por meio deste recurso, por exemplo, vidas podem ser salvas, já que o relógio consegue identificar se o usuário sofreu uma queda, por exemplo, informando um responsável ou até mesmo o serviço de emergência.