Com o fim de ano e as festividades de Natal e Ano Novo, o tema solidariedade costuma sempre vir à tona entre as propagandas, campanhas e até mesmo durante o espírito das confraternizações e reuniões entre amigos e familiares.
A solidariedade, entretanto, é uma condição ou compromisso que devemos ter ao longo de todos os meses do ano, não somente em ocasiões como esta. Pode parecer besteira, mas o simples hábito de olhar para o lado e enxergar a dificuldade do outro pode fazer uma enorme diferença para o problema alheio.
Definida como um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre as pessoas, a solidariedade pode e deve ser demonstrada em pequenas situações. Na prática, doar itens pessoais, alimentos, dedicar um tempo a pessoas necessitadas, uma palavra amiga, oferecer um abraço, afeto ou ombro amigo podem ser compreendidos como gestos de solidariedade e que se praticados são capazes de satisfazer tanto quem acolhe como quem é acolhido. Mude o seu dia e faça sua rotina mais feliz. Pratique a solidariedade!