Com pelo menos 66 mil novos casos de câncer de mama previstos até 2022 no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Mastologia seguem, mais um ano, na batalha de conscientização sobre o câncer de mama: o Outubro Rosa.
O objetivo principal da campanha, criada ainda nos anos 90, é refletir sobre a importância da prevenção, uma vez que com diagnóstico precoce a chance de cura se torna ainda maior.
Um dos principais caminhos para isso é realizar mamografias pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos, além de sempre adotar práticas de vida saudáveis, afastando males como a obesidade, o estresse, entre outros, fatores que, cientificamente, contribuem diretamente para o desenvolvimento deste tipo de câncer.
O Outubro Rosa nasceu graças à Fundação Susan G. Komen for the Cure e todos os anos surge para lembrar sobre a importância do combate ao câncer de mama, atuando, principalmente, na divulgação de informações e serviços a respeito da doença, sua cura e prevenção.