Uma das doenças crônicas com mais portadores no mundo, o diabetes acomete, atualmente, 250 milhões de pessoas, em média, no mundo e pelo menos 13 milhões somente no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Um desafio nada doce, o diabetes exige prevenção e cuidados necessários, já que junto a outras doenças não-transmissíveis, é responsável por 70% das mortes. Para especialistas, o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para o aumento da doença, que atinge no país mais mulheres do que homens.
O diabetes ocorre quando o organismo não produz mais insulina ou não consegue aplicar a quantidade necessária do hormônio produzida pelo corpo para controlar os níveis de glicose no sangue, o que acaba afetando órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Existem dois tipos principais da doença. No primeiro, nosso organismo ataca e destrói células produtoras da insulina e no segundo, o corpo não produz a quantidade suficiente do hormônio, alterando a reação das células.
Outros casos de diabetes podem ocorrer por fatores genéticos ou decorrentes de medicamentos e produtos químicos. A doença possui como principais sintomas a vontade de urinar diversas vezes, aumento de fome e sede, emagrecimento, cansaço, mudança de humor e estresse e náusea e vômito.
Infecções, alterações na visão, dificuldade na cicatrização e formigamento nos pés também são características do tipo 2 do diabetes. O tratamento é realizado com medicamentos e controle alimentar e de níveis de glicose. A doença é facilmente identificada por meio de um simples exame de sangue, que realiza uma leve ‘picada’ no dedo do paciente para medir a taxa de glicemia.