Neste mês, a campanha “Novembro Azul” vem para conscientizar a população sobre a importância de diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata, bem como a necessidade de reforçar os cuidados com a saúde masculina.
Segundo tipo de câncer mais recorrente entre os homens, principalmente após os 60 anos, o câncer de próstata tem chances de ser curado quando diagnosticado e tratado precocemente.
Uma das maneiras de descobrir a doença é por meio do exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA). O exame de toque retal também é um procedimento indicado para o diagnóstico do câncer de próstata.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 15 mil pessoas morrem, em média, por ano, vítima da doença no Brasil. Mais de 50% dos casos aparecem em homens acima de 65 anos.
A doença pode ser considerada silenciosa, uma vez que na fase inicial são quase nulos os sintomas, como dificuldade de urinar ou aumento da vontade de urinar em um determinado período.
As orientações médicas são para que a partir dos 45 anos todos os homens reforcem as consultas e exames para identificar uma possível presença do câncer de próstata.
Outra arma poderosa contra a doença é adotar hábitos saudáveis, como manter uma boa alimentação rica em nutrientes e vitaminas, realizar exercícios físicos, controlar o peso, hipertensão, diabetes e colesterol e evitar o uso de álcool e cigarros.