Engana-se quem pensa que usar óculos para miopia é coisa de “idade avançada”. A disfunção visual que afeta milhões de brasileiros também pode ser realidade em nossas vidas desde a infância.
Caracterizada pela visão distorcida de objetos e cenários distantes, a miopia geralmente é diagnosticada nas crianças entre os seis e 12 anos de idade. Entre os fatores para seu desenvolvimento precoce estão a hereditariedade e o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
Para identificar a possibilidade de miopia nos baixinhos, os pais ou responsáveis precisam estar sempre atentos ao comportamento visual do indivíduo. Quando presente, a miopia provoca hábitos como apertar, piscar ou esfregar os olhos para tentar enxergar melhor, necessidade de estar bastante próximo a televisores ou livros para conseguir ver e dores de cabeça frequentes.
Em casos como estes, é fundamental consultar um oftalmologista para confirmar a existência da miopia, bem como avaliar o nível/grau de desenvolvimento. Caso constatada, o médico pode indicar o uso de óculos ou lentes de contato.