Neste mês de maio, a campanha Maio Roxo tem como objetivo alertar para as Doenças inflamatórias intestinais. A data foi escolhida devido ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, no dia 19 deste mês.
A campanha tem o intuito de levar informação e conscientizar a sociedade sobre doenças como retocolite ulcerativa, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, que quando diagnosticadas de maneira precoce, proporcionam maior qualidade de vida ao paciente.
As doenças inflamatórias intestinais têm como principais sintomas a diarreia, dor abdominal, cansaço (fadiga), perda de peso, febre, sangue nas fezes e apetite reduzido. Muitas vezes, os sintomas das doenças são confundidos com viroses e gastroenterites. Por isso, é importante consultar o seu médico e realizar exames, como a colonoscopia.
O tratamento é feito com remédios anti-inflamatórios, antibióticos e outras soluções, conforme o grau das doenças, que muitas vezes podem afetar também órgãos além do estômago e intestino, como articulações, pele, sangue e até os olhos quando não tratadas.