Falar de saúde inclui estar atento aos olhos. Assim como outras partes do corpo, é preciso cuidar deste órgão, que também é afetado por diversas doenças, que se não cuidadas podem acarretar até mesmo a falta de visão.
Entre os problemas de visão mais comuns estão a catarata, o glaucoma, a degeneração macular e o ceratocone, doenças que precisam ser diagnosticadas o quanto antes para evitar um forte impacto na visão.
Além destes problemas, milhões de pessoas possuem os chamados erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que precisam ser acompanhados por médicos e exigem o uso de óculos e lentes.
Outro cuidado indispensável para os olhos é a prevenção de doenças decorrentes de diabetes, como a retinopatia diabética, provocada pela falta de controle da doença. A retinopatia diabética pode levar a problemas visuais visto que o aumento do açúcar no sangue causa lesão nos vasos sanguíneos oculares.
Por isso, para evitar problemas e doenças, a melhor recomendação é visitar com frequência um médico oftalmologista e realizar adequadamente os exames solicitados.