Neste mês de fevereiro, a cor Roxa surge para alertar sobre doenças que precisam ser discutidas e diagnosticadas para garantir um tratamento cada vez mais eficaz.
O objetivo da campanha Fevereiro Roxo é discutir sobre três doenças que comprometem significativamente a qualidade de vida do paciente e seus familiares: Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, que vêm aumentando os casos por todo o mundo.
Apesar de serem doenças diferentes uma da outra, elas têm em comum a necessidade de se prestar atenção nos sintomas. A campanha, então, surge para compartilhar informações sobre o assunto e estimular que familiares consigam perceber o aparecimento de possíveis sintomas.
Além disso, com os avanços tecnológicos e fortalecimento de métodos diagnósticos, nos últimos tempos tem sido possível intensificar o caráter preventivo, proporcionando o controle adequado e melhor qualidade de vida para os portadores destas doenças.
Saiba mais sobre cada uma delas:
Lúpus: doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES);
Fibromialgia: dor que ocorre nos tecidos fibroso e muscular de diferentes partes do corpo especialmente das mulheres, de origem desconhecida. Mal de Alzheimer: doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.