Fale Conosco
Unidade Administrativa

Rua XV de Novembro, n.º 4488 - Vila Redentora
São José do Rio Preto/SP
CEP: 15015-110

Unidade Comercial

Rua Redentora, n.º 3238 - Vila Redentora
São José do Rio Preto/SP
CEP: 15015-780

Unidade Medicina Preventiva

Rua Redentora, n.º 3140 - Vila Redentora
São José do Rio Preto/SP
CEP: 15015-780

Unidade Jales

Rua 1, n.º 2665 - Jardim Bom Jesus
Jales/SP
CEP: 15704-176

A doação de sangue é um ato de solidariedade fundamental para salvar vidas. A cada doação, uma pessoa pode ajudar até quatro pacientes, já que o sangue coletado é separado em diferentes componentes (plasma, plaquetas e hemácias) que podem ser usados em diversos tratamentos.

Entre os principais beneficiários da doação de sangue estão vítimas de acidentes, pessoas que passam por cirurgias, pacientes oncológicos e pessoas com doenças crônicas como a anemia falciforme.

Aqui estão algumas das principais razões que destacam a importância da doação de sangue:

  • Salvar Vidas: Uma única doação pode salvar ou melhorar a vida de várias pessoas que necessitam de transfusões de sangue em situações emergenciais, como acidentes graves, partos complicados, ou em tratamentos contínuos, como o de leucemia e outras doenças.
  •  Fornecimento Contínuo: Os estoques de sangue precisam ser constantemente renovados, já que os componentes do sangue possuem prazos de validade. Por exemplo, as plaquetas têm validade de apenas 5 dias. Portanto, doações regulares são essenciais.
  • Necessidade Permanente: Mesmo em tempos de normalidade, hospitais e clínicas precisam de sangue para manter tratamentos e cirurgias. A demanda por sangue nunca para, e os estoques muitas vezes estão em níveis críticos.
  • Ajuda a Pacientes Crônicos: Pessoas com doenças como talassemia ou anemia falciforme frequentemente necessitam de transfusões regulares de sangue para sobreviver, tornando a doação essencial para sua qualidade de vida.

Quem pode doar sangue?

Em geral, pessoas entre 16 e 69 anos que estejam em boas condições de saúde podem doar, desde que pesem mais de 50 kg. Há restrições temporárias para quem recentemente tomou vacinas, passou por cirurgias ou esteve em áreas com surtos de doenças como a dengue, mas a maioria das pessoas está apta a doar com regularidade.

A doação de sangue é um gesto simples, rápido e seguro, que faz uma grande diferença na vida de muitos.