Com a chegada do verão e o período de férias, é importante estar atento à exposição aos raios solares. Para isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a campanha Dezembro Laranja, que surge para alertar para os cuidados necessários contra o câncer de pele.
A data reforça a necessidade de se prevenir e se informar contra a doença, que corresponde a 27% dos casos de câncer no Brasil (177 mil novos casos não melanoma e 8,4 mil casos de melanoma por ano), segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Neste ano, o slogan da campanha é “Não espere até sentir na pele”, tema lançado com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção, por meio da adoção de práticas importantes, como a importância de procurar um dermatologista e de usar protetor solar.
Além disso, é fundamental estar sempre atento ao surgimento e crescimento de pintas pelo corpo, indicadores recorrentes da doença. O câncer de pele é causado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele.
Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.
Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.