Muito se associa a alimentação a benefícios para a saúde física. No entanto, diversos alimentos também contribuem para a saúde do nosso cérebro, principalmente no que diz respeito à memória.
Peixes, como o salmão, sementes, como as de abóbora, e vegetais, por exemplo, são itens indispensáveis para manter nossa mente saudável. Isso porque eles apresentam um alto índice de ômega 3, substância aliada do bom funcionamento cerebral, assim como alimentos ricos em vitaminas e minerais, que graças as suas substâncias antioxidantes, colaboram com a proteção dos neurônios, melhorando a memória e ajudando a prevenir doenças como o Alzheimer.
O tomate é uma fruta ideal por possuir licopeno e fisetina. O brócolis contém flavonóides, vitamina C e K e glucosinolatos e também é uma boa pedida para manter o cérebro saudável.
A inserção destes alimentos na dieta, consumidos diariamente e associados a uma alimentação balanceada e hidratação adequada, colabora, diretamente, com a saúde do seu cérebro.
Alguns alimentos, em específico, costumam ser os melhores aliados para quem busca contribuir com a saúde mental. O consumo de chá verde duas vezes ao dia, por exemplo, ajuda a aumentar a produção de serotonina, melhorando o desempenho e a concentração.
Rico em flavonóides, catequinas e epicatequinas, o chocolate meio amargo tem ação antioxidante, reduzindo os danos nas células do cérebro e estimulando a oxigenação do cérebro, colaborando com a aprendizagem e diminuindo a ação do envelhecimento natural. Uma quantidade de 30 gramas diárias é o indicado para quem busca uma dieta balanceada.
Para turbinar os níveis de vitaminas do complexo B em seu cérebro, a levedura de cerveja, seja em pó ou em cápsula, pode ser consumida até três vezes ao dia. Ela ajuda a melhorar as condições de transmissão da informação dos neurônios, aumentando a capacidade de memória.
Apontado por muito tempo como vilão, o ovo, quando cozido, também é uma excelente fonte rica para o cérebro, principalmente por possuir vitaminas B6 e B12, folato e colina.