Avaliada como uma doença crônica, a fibromialgia exige uma série de cuidados no dia a dia que contribuem diretamente para o alívio das dores e o bem-estar do paciente.
Antes de mais nada, é preciso entender o que é a doença e como ela age no organismo, informações que devem ser obtidas junto ao seu reumatologista de confiança conforme o seu quadro clínico.
O tratamento da fibromialgia é feito com o uso de medicamentos especializados, como relaxantes musculares, antidepressivos e neuromoduladores, mas a atividade física moderada é também uma importante aliada.
Como em muitos casos a doença interfere no processo do sono, não é aconselhada a ingestão de bebidas alcóolicas e alimentos pesados à noite. Terapias alternativas como a acupuntura também são sempre bem-vindas para ajudar a viver com a fibromialgia, principalmente para combater o estresse.
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo, que pode surgir sem motivo aparente, ou ser uma reação exagerada a algum acontecimento.
A doença costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor.