Muita gente se pergunta se a enxaqueca é uma simples dor de cabeça ou não. O problema de saúde, que é um tipo de dor de cabeça, afeta mais de 30 milhões de brasileiros, principalmente as mulheres, e costuma ser acompanhado de crises que duram de 4 a 72 horas, com dores que podem mudar de lado na cabeça e com outros sintomas, como a intolerância à luz e aos ruídos e odores, náusea e vômito.
Caracterizada como uma doença neurológica, a enxaqueca pode ser genética e crônica e por isso, merece atenção a alguns cuidados, como as alterações hormonais e a alimentação. Queijos curados, molhos, vinho tinto, café e chocolates podem ser fatores desencadeantes da crise de enxaqueca pois são alimentos que liberam substâncias inflamatórias que dilatam os vasos cerebrais.
Assim como outros problemas, a enxaqueca precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes. O ideal é realizar um tratamento de prevenção com remédios que contribuam para a diminuição da intensidade das crises, uma vez que analgésicos e outros medicamentos utilizados para o alívio das dores podem agravar os sintomas. A atividade física também é indispensável para colaborar com o controle da dor.
Sofre de enxaqueca ou suspeita de que tem a doença? Procure já um médico e faça seus exames. Não deixe esta dor de cabeça para depois.