Muito se tem falado sobre as vacinas contra o Coronavirus e suas reações, mas saiba que essa não é a única vacina do nosso calendário de vacinação que pode causar as reações adversas. Atualmente, são 20 as vacinas que compõem o calendário vacinal desde o nascimento até a idade adulta, e os benefícios são muito maiores que as eventuais reações, que incluem febre, dor no local da aplicação, náusea e um leve desconforto.
É importante saber que toda vacina passa por um processo de testes e avaliações antes de ser licenciada para aplicação, e esses efeitos colaterais são monitorados e as doses e componentes ajustados durante essa fase de testes para diminuir as reações adversas a quase zero, tornando assim as vacinas comprovadamente seguras.
Dentro do calendário vacinal, estão inclusas as seguintes vacinas:
- BCG
- Hepatite B,
- Penta,
- Pólio inativada,
- Pólio oral,
- Rotavírus,
- Pneumo 10,
- Meningo C,
- Febre amarela,
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola),
- Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela),
- DTP,
- Hepatite A,
- Varicela,
- Difteria e tétano adulto (dT),
- Meningocócica ACWY,
- HPV quadrivalente,
- dTpa,
- Influenza (esta ofertada durante Campanha anual) e
- Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)
E é graças a essas vacinas que o Brasil conseguiu erradicar a varíola e eliminar a poliomielite e o sarampo, e o país é referência mundial em vacinação. Portanto você gestante, mamãe e papai, não deixem de cumprir o calendário de vacinação, seu e dos seus pequenos, pois os efeitos adversos de uma vacina são mínimos, passageiros e os benefícios são incontestáveis.