Muitas dúvidas surgem nas mamães assim que chegam em casa com seus recém-nascidos.
O banho, a temperatura, as cólicas, as mamadas, o choro, a rotina de sono, entre tantas outras coisas que deixam as mamães pensando: E agora, o que fazer?
A primeira coisa muito importante é não deixar que essas dúvidas, tão comuns nesse período, tirem o brilho da chegada desse bebê. Então aproveite o momento, ainda na maternidade para conversar com o pediatra e tirar todas as dúvidas.
Mas se ainda assim, você não estiver totalmente segura, busque uma rede de apoio, existem alguns cursos que podem ser feitos, ainda durante a gestação, para dar apoio às futuras mamães e ensinar algumas técnicas, como de como dar banho, como segurar seu bebê, dicas de primeiros socorros, além de inúmeras outras informações importantes.
Além disso, poderá solicitar apoio a sua família, vizinhos de confiança, amigos que já estiveram nessa situação antes, o posto de saúde mais próximo e claro, o pediatra que fará o acompanhamento do seu bebê.
Vamos deixar aqui algumas das dicas mais importantes para ajudar as mamães a ficarem mais tranquilas e curtirem seus bebês nesses primeiros dias.
Banho
É indicado um banho por dia em bebês recém-nascidos, e a temperatura da água deve estar entre 36° e 37°, a mesma temperatura corporal. Assim você garante que não vai dar banhos quentes demais ou muito frios. Porém se for necessário poderá dar outro banho. Outra coisa importante é que os banhos em bebês devem ser de aproximadamente 05 minutos, com atenção especial a limpeza do umbigo, pescoço e região genital, sempre com muita delicadeza e uso de sabonetes neutros. Lembre-se que a pele do bebê nessa fase ainda é muito sensível.
Sono
É normal que nessa fase, seu filho durma de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 03 a 04 horas, com atenção na alimentação do bebê. Apenas assegure-se de colocá-lo para dormir com elevação do tronco, de costas e em local firme, longe de pelúcias e brinquedos que podem machucá-lo durante o sono caso o bebê se mexa.
Outra dica importante é sobre a iluminação durante o dia, que deve ser natural, mais brilhante, e durante a noite, mais amena, assim seu bebê começa a aprender diferenciar o dia da noite e regular a rotina de sono.
Cólicas
As cólicas são comuns e não prejudicam o bebê, são de fácil identificação, pois o recém-nascido fica com o rosto avermelhado, mexe muito as perninhas e bracinhos e o choro é mais agudo. Costumam acontecer nos 3 primeiros meses de vida e são um processo natural do organismo. Neste momento, uma massagem no abdômen, um colo e um carinho é tudo que o seu filho precisa.
E não se esqueça, o pediatra é sempre o mais indicado para avaliar seu filho e tirar todas as suas dúvidas.