No dia a dia, é comum perdermos o sono principalmente devido à ansiedade e ao estresse de nossa rotina. No caso de mulheres na gestação, a falta de sono surge ainda com mais frequência. Isso porque a fase é propícia para este tipo de distúrbio, já que uma série de alterações (hormonais, psicológicas e fisiológicas) estão acontecendo no corpo da mulher.
Dados mostram que a fase de ausência de sono é mais comum, principalmente a partir do terceiro mês de gravidez, muitas vezes acompanhada de dores e aumento da vontade de ir urinar.
Apesar de estar ligada à gestação, a insônia durante este período não prejudica o bebê diretamente, mas atinge a mãe. Por isso, é importante evitar situações de estresse, alimentar-se corretamente e criar uma rotina para o sono, evitando situações de desconforto.
Caso as noites sem dormir estejam frequentes, algumas dicas podem ajudar para combater a insônia, como diminuir a quantidade de luz em volta de seu ambiente, evitar alimentos fortes à noite, cafeína e chocolate, tirar cochilos durante o dia, fazer exercícios regularmente e aplicar técnicas de respiração e relaxamento.