Fale Conosco
Unidade Administrativa

Rua XV de Novembro, n.º 4488 - Vila Redentora
São José do Rio Preto/SP
CEP: 15015-110

Unidade Comercial

Rua Redentora, n.º 3238 - Vila Redentora
São José do Rio Preto/SP
CEP: 15015-780

Unidade Medicina Preventiva

Rua Redentora, n.º 3140 - Vila Redentora
São José do Rio Preto/SP
CEP: 15015-780

Unidade Jales

Rua 1, n.º 2665 - Jardim Bom Jesus
Jales/SP
CEP: 15704-176

Também conhecido como vitamina B9, deve-se iniciar a suplementação de ácido fólico 03 meses antes de engravidar e alguns caso a suplementação deve ir até o final da gestação (recomendação do Ministério da saúde). Este consumo deve ser iniciado bem cedo porque o tubo neural, a estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, fecha nas primeiras 4 semanas de gestação, um período onde a mulher pode ainda não ter descoberto que está grávida.

O ácido fólico na gravidez serve para diminuir o risco de lesões no tubo neural do bebê, prevenindo doenças, como: Espinha bífida; Anencefalia; Lábio leporino; Doenças cardíacas; Anemia na mãe.

Além disso, o ácido fólico é também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminui o risco de pré eclampsia durante a gravidez.

As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua, amendoim, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar. O cozimento prolongado dos alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo em ácido fólico.