Depois de encarar meses de gestação e enfrentar o processo pré e pós-parto no hospital, é hora de se deparar com uma nova realidade em sua casa. A chegada de um novo membro para sua família exigirá alguns cuidados, como, por exemplo, na hora do banho de seu bebê.
Para se preparar para este momento de higienização, é importante seguir algumas regras, como evitar banhos muito demorados – para que os bebês não percam calor com facilidade e fiquem com frio -, evitar correntes de ar, nunca deixar o bebê sozinho na banheira e usar água suficiente no local, deixando o bebê sempre sentado.
Uma das áreas mais sensíveis do bebê, o umbigo, exige uma atenção especial! Tudo para evitar ferimentos e infecções. O local, que durante a gestação serve como elo entre o feto e a placenta, se reduz ao que chamamos de coto umbilical após o nascimento.
O pedaço de pele é um resíduo do cordão umbilical e cai naturalmente ao longo dos dias. No entanto, no período em que o bebê ainda o mantém na barriga, é preciso higienizá-lo com álcool 70% e cotonete ou fralda de pano.
A limpeza, que deve ser cuidadosa, pode ser feita durante o banho da criança. Em seguida, é preciso secar levemente a região sem esfregar a área. Na hora de vestir o bebê, é fundamental não apertar a fralda para não prejudicar a região. Geralmente, o coto umbilical de 10 a 15 dias para cair. Caso ele não caia, é indispensável procurar um médico para a avaliação do caso.